Projetos

A finalidade do Projeto Fisher é publicar textos básicos de Estatística em língua portuguesa.A concepção do projeto se fundamenta nas dificuldades encontradas por professores dos diversos programas de bacharelado em Estatística no Brasil em adotar textos para as disciplinas que ministram. Embora os textos que se pretende publicar possam servir para usuários da Estatística em geral, o foco deverá estar centrado nos alunos do bacharelado

Nesse contexto, os livros devem ser elaborados procurando manter um alto nível de motivação, clareza de exposição, utilização de exemplos preferencialmente originais e não devem prescindir do rigor formal. Além disso, devem conter um número suficiente de exercícios e referências bibliográficas e apresentar indicações sobre implementação computacional as técnicas abordadas. A inexistência de livros com as características mencionadas, aliada ao pequeno número de exemplares em outro idioma existente em nossas bibliotecas, impedem a utilização de material bibliográfico de uma forma sistemática pelos alunos, gerando o hábito de acompanhamento das disciplinas exclusivamente através de notas de aula. Em particular, as áreas mais carentes são: Amostragem, Análise de Dados Categorizados, Análise Multivariada, Análise de Regressão, Análise de Sobrevivência, Controle de Qualidade, Estatística Bayesiana, Inferência Estatística, Planejamento de Experimentos etc.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
A submissão de propostas para possível publicação deverá ser feita diretamente à ABE, acompanhada de uma carta com informações sobre os autores, o objetivo do livro, conteúdo, comparação com outros textos, pré-requisitos necessários para sua leitura e disciplina onde o material foi testado.

Em homenagem ao Prof. Wilton Bussab (1940 – 2011), grande divulgador/educador da Estatística no Brasil, a Associação Brasileira de Estatística (ABE), criou o “Projeto Bussab de Divulgação e Educação Estatística”, que tem como objetivo:

-> Aumentar o conhecimento da Estatística e a sua inserção dentro da comunidade;

-> Aumentar o número de candidatos para cursos de graduação;

-> Reduzir a evasão nos cursos de bacharelado.

No projeto Bussab várias ações contribuem para a sua realização.